“Para que servem os romances?” é um romance, em forma de blog, fazendo desse veículo, o cenário para a vida de Gustavo Anfíon, escritor e alter ego de Tiago Mentor. Todo escrito em primeira pessoa, como na verdade são todos os blogs, a obra é dividida em três partes, cada qual com quatro capítulos: Rejeição Dolorosa, Recuperação Gozosa e Redenção Gloriosa, remetendo aos mistérios do Rosário em uma repetição constante da mesma ladainha amorosa. O endereço do blog é http://www.paraqueservemosromances.blogspot.com .
Utilizando a estrutura clássica das obras literárias, o romance dialoga com a modernidade, através de uma linguagem rápida, com imagens e sons que são próprios da Internet mesclando dor de cotovelo, mitologia e espiritismo.
A escolha pela publicação, nesse formato, está relacionada ao momento em que vivemos, com a tecnologia avançando cada vez mais, dialogando com a língua, viva, em constante evolução e refletindo nossos próprios atos. Cada vez mais carregamos para cama laptops, netbooks e I-pads ao invés de livros. Estamos 24 horas por dia, conectados em uma rede infinita de dados e a criação artística dependem dessa ligação, wireless e virtual. Por ser gratuita, é democrática e não há obrigações e nem deveres com os novos leitores. Em breve, o livro poderá ser adquirido, em formato de e-book no site Amazon.com.
Há, também, uma preocupação ecológica, já que livros consomem árvores e muitas vezes, ficam esquecidos ou nem são lidos, ficando guardados para sempre. Para que, em tempos de aquecimento global e catástrofes vamos sacrificar mais árvores? A mensagem, com a revolução tecnológica, é atingida mais rapidamente e assim caminha nova arte. E ainda a obra é ‘carbon free’, com plantio de uma árvore para cada capítulo escrito para neutralização do carbono produzido.
A velocidade da Internet e o nosso imediatismo são a inspiração para essa história de perdas, vingança e uma busca desenfreada por amor e afeto. Imediatistas que somos, amamos perdidamente alguém que acabamos de conhecer e nos perdemos nessas infinitas redes sociais que dão voz a um personagem comum, em busca de autoconhecimento, com descobertas, lutas, quedas e redenção, como um Parsifal pós-moderno em busca do Graal, sentido mais profundo da vida.
“Para que servem os romances?” é o primeiro romance de Tiago Mentor, que cursou Letras e Artes Plásticas, além de escrever para diversas mídias (revistas, sites e blogs) e tendo atuado por mais de 15 anos no teatro, sendo autor de 11 peças, algumas inéditas. A internet é um território bem próximo do autor que lançou, anos atrás, diversos vídeos pela rede, como o curta “Quem mexeu no meu Orkut?” (2008 e direção de Carol Thomé), a minissérie “Não ponha o dedo onde não deve” (2009 e direção de Durval Telles e a sua própria trilogia de curtas, lançada em 2008: “Amador”, “Mortal” e “Sexífero”. Todos esses vídeos encontram-se no Youtube e outros sites de compartilhamento de vídeos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário