terça-feira, 10 de maio de 2011

A vida sem três letras

Meu teclado deu pau. Do nada, de repente, sem nenhuma razão. Sumiram três letras: 'c', 'd' e 'e'. Era impossível postar qualquer coisa no facebook, no Word ou onde quer que seja. Em pânico, eu copiava e colava as letras para tentar organizar o pensamento e meia hora depois joguei o teclado contra a parede. Só para vê-lo espatifar-se no chão, adoro essas cenas dramáticas. Sem teclado, tive que correr atrás de outro para sobreviver nessa selva de letras da Internet. Temos 26 letras e a falta de apenas três comprometeu a minha liberdade de expressão e me deixou de mãos atadas. Fiquei pensando nisso, em décadas de ditaduras, e depois em uma 'falsa liberdade virtual' onde achamos que podemos tudo mas a falta de três bobas letras nos dá um nó na cabeça. Calei-me por um dia. Dois, para ser exato. Odiei. E pensei de novo: nada é mais importante que a liberdade seja física ou de expressão. A falta das benditas letras levou-me à loucura, outra vez. Como assim? Simples assim. Nessa complicada e sonora língua portuguesa uma mísera letra já faz falta. Na vida acontece assim também. Não pode faltar o 'c' de coragem, nem o 'e' de esperança e nem o 'd' de determinação. Não pode faltar letra nenhuma, nessa língua doida que não parece como nenhuma outra, mas é a nossa língua, nossa herança ancestral maldita ou bendita, mas nossa, cheia de aõ, ões e ães. E só para desafogar: eeeeeeeeeddddddddccccccccc....

Nenhum comentário: