terça-feira, 3 de maio de 2011

CONTENTAR-SE?

"Não digo isso como por necessidade, porque já aprendi a contentar-me com o que tenho".
Paulo (Filipenses, 4:11)

Dizem que nos contentar com a vida, que esse caminho de resignação é o mais correto. Concordo, em termos. Não acho que estamos aqui só para expiar as culpas e sofrer. A vida é muito mais do que só isso. A ideia de contentar-se apenas, ainda, me parece um pouco estranha. Eu quero mais. Quero escrever mais, ter mais seguidores, atingir mais pessoas, ajudar mais, viajar mais... Gosta dos coisas raras e boas da vida e não me recrimino por isso. Não mais. Agora contento-me com o necessário: paz de espírito, saúde, amor e caridade.
Adoro moda, mas não preciso comprar roupa todo mês. Não preciso ter 50 camisas se só posso uma por vez. Antes eu corria atrás da moda, hoje sou aficcionado por qualidade. Compro roupa quando preciso e gosto muito e não mais porque tenho que comprar para estar na moda. Amo gastronomia e quanto mais requintada ela for, melhor. Mas sei que não devo abusar quando tantos passam fome. Procuro doar comida, não desperdiçar e comprar o necessário. Não me privo das minhas vontades, mas não sou escravo dos meus desejos.
Com o passar dos anos aprendi a contentar-me com tudo que a vida tem me dado e agradecido. Todas as dores e sofrimento serviram de lição para meu aprendizado. Toda alegria e felicidade alimentaram a minha alma. Contentar-se é isso, estar contente com cada sopro de vida que lhe é dado. Conformar-se já e mais difícil. Não me conformo com tanta coisa: injustiça, homofobia, criança na rua, miséria, corrupção e mediocridade. Contento-me com o que tenho mas estou inconformado com meus semelhantes. Não creio que a minha raça ainda mate por poder, dinheiro, vingança ou o quer que seja. Isso não é humano.
Contentar-se sim, conformar-se jamais. Minha missão é escrever. Fiquei anos sem praticar. Tenho escrito muito nos últimos dias, tudo que aprendi e compartilho, poluindo ainda mais a Internet com meus pensamentos. Ou purificando, vai saber. Mas sinto que comecei, enfim a fazer a minha parte.

"Faça a sua parte e não se preocupe com os outros. Acredite que Deus também fala com eles, e que estão tão empenhados quanto você em descobrir o sentido desta vida." Paulo Coelho

Nenhum comentário: