Famosa no mundo todo por sua arte, sua arquitetura gótica, boas cervejas e excelentes chocolates, a Bélgica é, sem dúvida alguma, parada obrigatória em qualquer roteiro pela Europa. Além das paisagens mais deslumbrantes, a Bélgica é um país de grandes contrastes e muitas influências vindas de seus vizinhos holandeses, alemães e franceses. Para se ter uma idéia, o país é bilíngüe, no Norte fala-se o holandês e no Sul fala-se francês e nas grandes cidades todos os avisos e informações são escritas nessas duas línguas e grande parte dos belgas falam inglês fluentemente.
A primeira cidade de nosso passeio foi Brugge, que é, sem sombra de dúvidas, a cidade mais bonita do país e um dos pontos mais procurados pelos turistas que lotam suas ruas do centro, atraídos tanto pela riqueza histórica quanto pela beleza de suas construções medievais, algumas do século XIII, cortadas pelos belíssimos canais do Rio Dijver. No coração de Brugge vale visitar o Markt (todo sábado de uma feira incrível), o Burg e a Igreja de Nossa Senhora, que contém obras de Michelangelo. Outra boa dica é fazer o passeio de barco pelo rio Dijver e apreciar o outro ângulo da paisagem.
A outra cidade que visitamos foi Bruxelas (Brussels), que além da capaital do país, é sede do governo da União Européia e, por conseqüência, é também a capital da Europa. Brussels é bem cosmopolita e todas as grandes decisões políticas da Europa são tomadas aqui, no Parlamento Europeu, um prédio pelo moderno. Pudemos visitar o Leopold Park, o belíssimo Parc du Cinquantenaire, que abriga o excelente museu real de Belas Artes (que conta com obras clássicas e modernas de vários pintores famosos, como Rubem, Matisse, Paul Klee e Chagall e conhecemos o Palácio Real (Paleis Royal). Um passeio que não pode faltar é no centro da cidade, na Grand Place, que reúne boas compras, lanchonetes, restaurantes, chocolaterias, artistas de rua e muitos prédios históricos que valem a visita. E não podemos esquecer da famosa estátua de Manneken Pis, também no centro, que tem uma lenda bem curiosa que conta que o filho de um rico duque se perdeu e dias depois, foi encontrado no local em que a estátua está fazendo xixi. A estátua original de bronze é de 1619 e durante o ano ela ganha diversos figurinos especiais e atraí multidões de turistas.
No quesito culinária, a Bélgica está muito bem servida, possui mais estrelas no Michelin que qualquer outro lugar do mundo. Os peixes são muito apreciados, principalmente trutas e enguias, e a carne de porco também tem lugar de destaque na mesa belga. Batatas-fritas com maionese são boas pedidas de rua, assim como mexilhões com batatas-fritas. Para beber que tal uma cerveja belga? Elas são conhecidas internacionalmente e estão entre as melhores do mundo e aqui são bem baratas. E o que não pode faltar, é claro, são os chocolates belgas, de todos tipos, formatos e sabores. Um mais delicioso que o outro. As chocolaterias são um sonho. Enfim, a Bélgica é demais.
ASSISTA AO MEU VÍDEO DA BÉLGICA:
2 comentários:
Mexilhão com batata frita, Ti?
Ce jura???
:P
me conta, vc comeu isso aí?
rssr
saudade, cineasta!
@}---,--
Postar um comentário