sexta-feira, 7 de março de 2008

As Igrejas de Roma




Nenhuma outra cidade do mundo tem tanta igreja (chiesa) quanto Roma. Centro do catolicismo, a cidade tem mais de 400 igrejas que variam de imensas basílicas, construídas para demonstrar o poder da Igreja a edifícios mais simples, onde os primeiros cristãos se encontravam secretamente, sendo algumas delas antigos templos romanos que foram se adaptando ao poder católico e possuem diversos corredores e passagens subterrâneas.








Muitas dessas igrejas abrigam verdadeiros tesouros como relíquias de santos, túmulos famosos e muitas obras de arte, aliás, todas as igrejas são verdadeiras obras de arte.
E diferente de outras cidades da Europa, como a Holanda, por exemplo, onde as igrejas vivem fechadas, na Itália, as igrejas permanecem quase todo dia abertas, fechando apenas na hora do almoço e voltando a abrir no meio da tarde. Deve-se fazer o máximo silêncio ao visitar essas igrejas. Em horários de missa não se deve fotografar ou perambular pelo seu interior e acima de tudo, não entrar com ombros ou joelhos nus (isso vale para todas as igrejas). Em Roma, as igrejas são gratuitas, mas se você quiser acender uma vela, deve pagar. São apenas alguns centavos, mas, deve-se pagar. Existem, em algumas igrejas, as velas eletrônicas também. Você deposita as moedas e acende a lâmpada da vela. É um barato. Algumas igrejas dispõem de alguns produtos à venda, como terços, santinhos, postais e livros.





Dos templos antigos, o maior e mais interessante é o Pantheon, construído no século II e que continua intacto e no século VII foi transformado em igreja católica. O Pantheon é lindo e tem uma cúpula aberta incrível. Esta magnífica construção de interior abobadado guarda o túmulo de Rafael e dos reis da Itália moderna. O piso é todo de mármore.
As principais igrejas são: Basílica de São Pedro, Santa Maria in Trastevere, Santa Maria in Cosmedin, San Giovanni Laterano, Santo Croce in Gerusalemme e Sant’ Andréa al Quirinale. A igreja San Pietro in Vincoli guarda a estátua de Moisés, de Michelangelo. Entre em todas as igrejas. Reze muito. Em cada uma delas faça um pedido. É Roma, é inesquecível!






Nenhum comentário: