domingo, 2 de março de 2008

HOLLAND: Uma Aventura On Road


Por ser um país pequeno, onde as distâncias são relativamente curtas, viajar de carro pela Holanda pode ser um barato, e, é claro, dependendo do número de pessoas também pode sair bem mais barato. Em uma simples tarde é possível conhecer diversas cidades pelo interior do país e entrar em contato com o verdadeiro ‘dutch way of life’. O aluguel de um carro na Europa não é muito caro e você encontra carros bem novos, econômicos e equipados com uma das maravilhas do mundo tecnológico, o GPS. Com ele, você viaja sem erro e com toda rapidez possível por todo o continente, acessando informações e recebendo avisos importantes durante a rota no idioma que você quiser. Mais fácil impossível.


Por estarmos morando em Amsterdam optamos por conhecer todo o Noord-Holland (ou Holanda do Norte). Nosso passeio teve início em Zaanse Schans, uma cidadezinha bem tradicional com moinhos e fábricas de chocolate, a menos de 30 minutos do nosso ponto de partida. A região é conhecida pelos moinhos, eram mais de 1000, que fizeram de Zaansche a mais antiga zona industrial do mundo. Sobraram poucos, mas ainda em funcionamento. No vilarejo é possível fazer compras típicas, passear pelas casinhas e tirar muitas fotos. O moinho de Kat é uma boa pedida de passeio. Por 2 euros você entra dentro do moinho de tinta, em pleno funcionamento, e sobe até o seu topo. Tudo é um sonho em Zaanse Schans e o tempo parece realmente ter parado. Você ainda encontra o museu dos moinhos, restaurantes e uma fazendinha holandesa com galinhas, cabras, vacas e cavalos.




Continuando nossa viagem e viajando pouco mais de meia hora chegamos aos vilarejos de pescadores, Marken e Volendam, localizados nas encostas do Lago Marker Meer, extremamente populares com os turistas, que lotam as ruas principais da cidade. O lugar é bem pitoresco e mostra bem como era a vida no país antigamente, vale muito a pena um passeio, sem pressa, por suas ruas e canais. Se você der sorte pode até encontrar os habitantes da cidade em trajes bem típicos. No século XIX, Volendam era local preferido de pintores de todo país, que pintaram, aqui, grandes paisagens. Bem próximo fica Edam, cidade famosa por seus queijos, principalmente o queijo Edam, conhecido mundialmente. Você pode acompanhar como funciona todo processo, desgustar diversos queijos e, é claro, comprá-los.




Nosso próximo destino foi Hoorn, uma cidadezinha pequena e bem medieval, quase chegando no litoral holandês, conhecida por seu valor histórico. Outra cidade bem pequena e bem típica e com o centro da cidade bem movimentado durante todo o ano, principalmente aos fins de semana. A cidade foi fundada em 1357 e é possível visitar todas as construções, ruas e canais e voltar muito no tempo. E apesar do clima medieval, Hoorn também é bem cosmopolita e conta com uma boa rede de estabelecimentos, incluindo Mc Donald’s e boas lojas de roupas, acessórios e souvenirs.




Chegamos então em Afsluitdijk, uma rodovia construída sobre o mar, na década de 30, ligando Noord Holland com Friesland, duas grandes regiões (estados) da Holanda. Essa rodovia de mais de 20 quilômetros separa a água doce da água salgada e encontram-se também nesse local imensos diques que controlam o escoamento da água doce para o oceano evitando inundações dos canais em todo país. O lugar é o máxima e as vistas são incríveis.



Terminamos nossa viagem com uma parada em Alkmaar, uma das mais tradicionais na fabricação de queijos. Todas as sextas-feiras há uma famosa e bem colorida feira de queijos, onde se compra Gouda e Edam da melhor qualidade. Vale também um passeio pela cidade onde a arquitetura gótica completa a paisagem. Existe também o museu do queijo, o Hollandse Kaasmuseum, onde dá para conhecer tudo dos queijos holandeses. Um show! A Holanda é o máximo!

Nenhum comentário: