terça-feira, 4 de março de 2008

VIVA LA CUCINA ITALIANA!!!!!


Embora a culinária francesa leve o título de melhor do mundo, a italiana leva o de mais popular. É unânime, não há um só lugar do planeta que não tenha um bom ‘ristorante’ italiano e não há quem não tenha guardado uma receita da nona. Enfim, todos amam a comida italiana, e com razão. Enquanto a francesa é elaborada e refinada, a italiana é bem simples. Basta misturar farinha e água e você consegue uma bela massa, o resto é com sua criatividade. O que faz diferença mesmo, na cozinha italiana são os ingredientes sempre muito frescos e o aroma inconfundível das ervas mediterrâneas.



Os italianos comem muito bem. Tanto o almoço (pranzo) quanto o jantar (cena) é bem farto e composto de pelo menos 3 pratos: o primo piatto, é sempre uma massa ou um risoto (eles comem pasta diariamente!), o secondo piatto geralmente é uma carne ou peixe com legumes de acompanhamento e saladas e o último prato é a sobremesa, que pode ser salada de frutas, tortas ou, é claro, sorvetes deliciosos. É uma refeição bem completa que só termina depois de um café ou cappucinno. As massas são o carro-chefe, sejam gnochi, spaguetti, tagliariani ou penne, não importa, assim como não importa o molho, seja bolognesa, carbonara, pesto ou al ragú e sempre com muito pão. Tudo é delicioso e muito fresco. Na Itália existem excelentes feiras de legumes, frutas e flores e eles realmente fazem questão de tudo seja muito fresco.


Comer na Itália é sempre muito prazeroso. Basta escolher o restaurante adequado. Existem os ristoranti, que são voltados para culinária internacional e são mais caros e refinados, existem as trattorias, que são familiares e não muito caras e existem milhares de pizzerias deliciosas. Em algumas cidades grandes, como, por exemplo, em Roma, devido ao grande número de imigrantes, existem excelentes restaurantes indianos ou árabes, que não são caros e são excelentes pedidas.


Mas se estiver na rua e com pressa, a melhor escolha é uma autêntica pizza italiana. Comparadas com as do Brasil (com muitos recheios e ingredientes) as italianas são bem pobrezinhas. Geralmente são quadradas e você pode comprar a fatia quentinha e comer ali mesmo enquanto aprecia toda a história italiana. Na maioria dos lugares a pizza é sem orégano e geralmente com tomate, mussarela e manjericão (essa é a mais comum e mais vendida). Ainda na rua é possível comprar uma infinidade de sanduíches, paninis e bruschettas divinas. E é claro o sorvete italiano. De textura única e sabor sem igual o gelatto italiano é obrigatório, por mais inverno que você possa pegar. São vários sabores e o difícil é escolher qual provar.




Não podemos deixar de citar também os maravilhosos embutidos da Itália. Salamis, prosciuttos, coppas e ótimos queijos (só para citar alguns, Bel Paese, Gorgonzolla, Parmesão, Pecorino, Provolone) estão à venda em supermercados por bons preços e junto dos fantásticos pães italianos criam sanduíches inesquecíveis. E por mais incrível que pareça os italianos não são obesos. A dieta mediterrânea é fantástica. Tomates, ervas e azeite da melhor qualidade completam todas as refeições. O tomate na Itália recebe o nome de ‘pomodoro’, que em uma tradução literal, significa maçã da terra. E tudo isso regado a muito vinho, bons e baratos. Eles bebem apenas nas refeições e abominam o alcoolismo.




E se você ainda tem alguma dúvida que a culinária italiana seja a melhor, vou citar algumas das delícias que ninguém pode ficar sem provar: Capeletti in Brodo, Minestrone, Porpettone, Carpaccio, Pesto, Tiramisú... Não deu água na boca? Agora confessa, a comida italiana é a sua preferida, não é? Viva la cucina italiana!

Um comentário:

Denise Carinho disse...

ai, que fome!

ti, essa pizzinha quadradinha deve ser uma gostosura!

ah, adorei o seu perfil!

rsrs

http://denisecarinho.blogspot.com/