quarta-feira, 21 de janeiro de 2009

Quem mexeu no meu orkut?

TEXTO PARA O SITE INBEAT 2006:

O Orkut, maior projeto de Internet que se tem notícia, parece mesmo viver o seu momento de glória. Com mais de 28 milhões de usuários pelo mundo inteiro, sendo que, 64% estão só aqui (bobagem!), esse site de relacionamento não demonstra sinais de queda, muito pelo contrário. Mais do que uma mania, o orkut virou febre. Tem-se de tudo, de pessoas a todos assuntos possíveis (pense em algo bem bizarro e procure uma comunidade, com certeza já terá uma, ou várias!). É a maior rede virtual de relacionamento já montada. E embora, muitos torçam a cara para o tal do Orkut, dificilmente alguém não tenha sua conta. Ou pelo menos um perfil fake. Afinal, o grande barato do Orkut, além dos contatos, é espionar a vida alheia.
No mundo do Orkut, você se torna um profile. Uma foto quadrada ao lado de mais outras fotos menores igualmente molduradas, quase como em um cemitério. Você aceita seus amigos e escolhe comunidades de acordo com seus gostos (medo!!!) e pronto, você está lá exposto, para quem quiser ver. Tudo o que você disse ou disseram para você. O que você vai fazer sábado à noite, com quem você saiu, quem ficou com quem e o que você achou da balada. E o pior é que não adianta reclamar, foi você mesmo quem pôs tudo isso lá. E por mais que você seja do tipo que apaga todos os seus recados, ainda assim, você continua exposto. Seus amigos estarão lá e sempre vai valer a máxima: “Diz me com quem andas, que direi quem tu és”, eu sei que é duro, mas é real. Portanto, se você quiser privacidade, delete seu orkut e fim de papo. O orkut é realmente um monstro. Mas, se você quiser brincar, afinal quem está na chuva é para se molhar, divirta-se horrores nesse monstro da Internet. (Eu, que sempre fui queimado mesmo, nem ligo!)
E quando o Orkut parecia ter caído no lugar comum, eis que eles criaram a mágica ferramenta que controla quem entra na página de quem.Aí a paranóia foi geral. Nos primeiros dias ficamos chocados com namoradas de ex-namorados, pais de amigos enrustidos e inimigos mortais. Cortou um pouco o nosso barato de espiarmos a vontade, mas nos deu outra sensação importante: saber quem mexeu no seu orkut. Tem aqueles que preferem bloquear essa ferramenta, mas ela faz a diferença. Passado o susto inicial, agora, na minha opinião, ela serve para dar boas gargalhadas dos tipos que passam pela nossa página, todos os dias. Eu adoro!
Se você é uma pessoa completamente paranóica, delete TODOS os seus scraps! Se você é uma pessoa normal, delete apenas o que possa te comprometer. Se você não está nem aí, deixe o circo pegar fogo.
Cuidado com scraps! Nunca, jamais, fale de sexo, drogas e outras baixarias. Para isso use o seu e-mail. É uma delícia ler essas pérolas nas páginas alheias, mas nem todo mundo e pode pegar mal.
Ignore todos os usuários que enviam aqueles scraps insuportáveis, tipo ‘quer emagrecer enquanto dorme?’ ou ‘quer maior desempenho nas relações?’. Vale para quem manda aqueles desenhos do inferno e para quem manda o vídeo da Cicarelli. Políticos, então, nem se fala. Ignore mesmo. Nessas horas seria bom um 38 carregado, mas é politicamente incorreto, eu sei...
Recebeu uma mensagem linda? Guarde para você ou mande só para quem você tem certeza de que vai gostar.
Nunca adicione ninguém sem deixar, pelo menos, um scrap. Quem você pensa que é? A Madonna?
Cuidado com as fotos que você coloca no seu álbum. Algumas acabam virando comentários maldosos em comunidades de chacota.
Precisa falar algo urgente e ninguém pode saber? Mande um testimonial com a mensagem e peça para a pessoa deletar logo em seguida. Faço muito isso para passar e pegar número de celular.
Nunca crie mais que uma comunidade por mês.
Scrap recebido é scrap respondido.
Se você encontrar uma comunidade que vale a pena( ou pela descrição bizarra ou pela causa), pode divulgar para toda sua lista. Mas que seja bacana, hein? E que você não faça isso, todo dia, três vezes por dia.
Alguém quer brigar e você é a vítima. Seja fino. Delete os scraps, ignore a pessoa e ponto final. Mas se você quiser brigar também, dou a maior força. Se quiser, eu até ajudo.
Está a fim de alguém? Vá em frente, o Orkut está aí para isso. Mas antes, de elogiar os atributos físicos da pessoa, certifique-se de que ela é solteira. Já vi cada baixaria...

No fundo, como tudo na vida, o Orkut deve ser utilizado com bom senso. A maravilhosa rede é exposta e tudo vê. Mas, a brincadeira, no fim, vale a pena. Assista ao meu vídeo no YouTube, “Quem mexeu no meu orkut?” e vamos gargalhar de ironia e de indignação também. Xô, tilangaiada!

Nenhum comentário: